Out

36% dos portugueses já compram online


O Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital em Portugal, produzido pela ACEPI/IDC com o apoio do DNS .pt, revela que 73% da população portuguesa encontra-se ligada à internet. Número que continuará a crescer e, se espera, alcance os 91% em 2025.

O eCommerce é uma das áreas em destaque neste estudo e os números que saltam à vista são o do número de compras online fora de Portugal. Dos 50% de portugueses que compraram online, 85% já o fizeram – em algum momento – fora de Portugal. Estarão as marcas portuguesas a perder mercado?

 

 

 

 

Para 97% das grandes empresas ter uma presença online é algo natural, no entanto, apenas 54% destas efectuam negócios online. Mas quando analisamos o restante tecido empresarial, o cenário é diferente. 32% das micro empresas têm presença online e apenas 9% destas realizam negócios online. As pequenas empresas, contam com um maior número, 63% estão presentes online, com 25% destas a realizarem negócios online. Quanto às média empresas, 81% têm uma presença online, mas apenas 36% realizam negócios online. Em termos globais, de destacar que 16% das empresas têm uma presença online, mas não têm um site próprio.

Durante o Portugal Digital Summit foi ainda revelado um estudo elaborado pela Chronopost, com foco no comportamento dos millennials portugueses (17 a 33 anos), onde o destaque passa pelo comportamento de compra dos mesmos. 56% usam o smartphone para compras online e 44% a elegem um site por recomendação de um amigos nas redes sociais. Comportamentos diferentes dos habituais e que obrigam as empresas a estarem atentas e preparadas para novas realidades de negócio.

E a sua empresa está preparada? Não perca mais tempo, fale connosco.