Jun

HTTP/2 já disponível

 

O que é o HTTP/2?
O HTTP/2 é um novo protocolo HTTP, que vem substituir o HTTP/1, que veio na sequência do SPDY criado pela Google. Este não tinha qualquer actualização desde 1997, pelo que estava já desactualizado face aos desenvolvimentos realizados, nomeadamente a nível de programação de websites – e do crescente peso e aumento de ficheiros destes.

 

Para que serve?
Diminui a latência nos pedidos browser <-> servidor web . Em suma, o seu website abre mais rápido.

 

Qual a diferença entre o HTTP/1 e o HTTP/2?
A maneira mais fácil de compreender será visualizando a seguinte imagem, onde se verifica que o protocolo HTTP1 precisa de 3 pedidos aos servidor para poder apresentar uma página, enquanto que o protocolo HTTP/2 só precisa de um.

 

 

O HTTP/2 obriga o site a ter SSL?

Tecnicamente o HTTP/2 não precisa de HTTPS para funcionar, contudo dois dos principais browsers (Firefox e Chrome) só implementaram o HTTP2 em TLS (SSL). Assim, precisa de um SSL para o seu site para aproveitar o novo Protocolo. Poderá consultar toda a oferta de Certificados SSL da WebHS.

 

Mas como faz isso?
Em vez de esperar que o cliente solicite recursos como JS e CSS, o servidor faz o push dos recursos para o computador do que acredita que será necessário ao visitante e evita assim viagem de ida e volta dos pedidos.

 

Vídeo exemplificativo criado pela Akamai

 

 

Que browsers suportam HTTP/2?
Pode aceder a http://caniuse.com/#search=http2 para ter uma ideia dos diversos browsers (e versões) que já suportam este protocolo.

 

A WebHS já suporta HTTP2?
Estamos já a realizar testes em servidores live específicos, para que todos os clientes venham a poder tirar partido deste novo protocolo, melhorando as condições de acesso a todos os seus visitantes! Assim, dentro em breve, estará disponível para todos.