Dez

Servidor Cloud: Sim ou Não? Ou porque não?

Cloud Server

Já pensou em mudar o seu servidor local para um servidor cloud? Será esta a melhor solução para a sua empresa?

Abaixo pode encontrar algumas das questões que se levantam quando pensamos em mudar para um servidor Cloud. A dúvida persiste…  será ou não o serviço mais indicado para a nossa empresa? Contudo são várias as empresas que já o fizeram e beneficiaram das inúmeras vantagens deste tipo de tecnologia.

Como forma de lhe demonstrar que esta é mesmo a melhor decisão para a sua empresa, partilhamos consigo 5 motivos para mudar já hoje.

 

1. Redução de custos

Um servidor local exige investimento regular, na compra de hardware, software, acessórios e equipamentos de refrigeração. Terá de ter ainda em atenção a manutenção, realizada por uma equipa de TI que terá de monitorizá-lo constantemente. Para além disso, o servidor local representa um aumento da sua factura de eletricidade. E o stock de peças para substituição em causa de falha, será feito por si?

 

2. Capacidade ilimitada

Todos esperamos que a sua empresa cresça, e com ela crescerão as suas necessidades de alojamento de dados. Com um servidor local, o investimento será constante, procurando dar resposta ao crescimento da sua empresa. Deste modo, a capacidade ilimitada ou, se preferir, a escalabilidade rápida e imediata, é uma das grandes vantagens de um servidor cloud.

 

3. Acessibilidade

Todos os ficheiros e programas da empresa estão armazenados num serviço cloud, logo é claro o poder de acessibilidade que isso possui. Esta é uma das grandes vantagens, poder aceder em qualquer lugar aos documentos da sua empresa. Desta forma, não é necessário o uso de, por exemplo, pendrives, discos externos e/ou outros equipamentos.

 

4. Sustentabilidade ambiental

 A sua empresa tem preocupações ambientais? Acreditamos que sim. Saiba então que esta é uma boa solução para o ajudar a tornar-se mais verde. Os servidores cloud apresentam várias vantagens ao nível da sustentabilidade, entre as quais a redução de emissão de gases de efeito estufa. Irá reduzir a sua pegada ecológica de forma drástica, e, para além disso, já não terá gastos energéticos desnecessários.

 

5. Segurança

Apesar de muitos acreditarem que os riscos de ter toda a informação num servidor cloud são maiores, na realidade, é precisamente o contrário. Os provedores de serviços de cloud computing têm de estar sempre actualizados com as melhores práticas e tecnologias de segurança de dados.

Para alcançar esse objetivo, geralmente, o contrato da prestadora de serviços contém práticas e níveis de serviço para deixar os clientes seguros. Entre os mais comuns, temos a segurança da infraestrutura que serve de base ao serviço de cloud, a garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre e a gestão de interrupções de energia.

Tome como exemplo a seguinte estatística: anualmente, cerca de 800 mil portáteis são perdidos ou roubados em aeroportos. Gostaria de fazer parte desta estatística?