Fev

SMTP, IMAP e POP3 – O que são?

O conceito
SMTP,  POP3 e IMAP são protocolos TCP / IP utilizados para recepção e entrega de correio electrónico. Em resumo, cada protocolo é apenas um conjunto específico de regras de comunicação entre computadores.

 

envelope

 

SMTP
SMTP significa Simple Mail Transfer Protocol. O SMTP é usado quando o e-mail é enviado de um cliente de e-mail, como o Outlook, ThunderBird ou Mail, para um servidor de e-mail ou quando o e-mail é enviado de um servidor de e-mail para outro.

 

POP3
POP3 significa Post Office Protocol. O POP3 permite que um cliente faça download de um e-mail de um servidor de e-mail. O protocolo POP3 é simples e não oferece muitos recursos, excepto para download. O seu conceito pressupõe que o cliente de e-mail faça download de todo o e-mail disponível no servidor, apaga-os do servidor e, em seguida, desliga-se. Ao utilizar este procolo, irá conseguir visualizar os seus emails caso não tenha acesso à Internet.

 

IMAP
IMAP significa Internet Message Access Protocol. O IMAP partilha muitos recursos semelhantes com o POP3.  Também é um protocolo que um cliente de e-mail pode usar para fazer download de e-mails de um servidor de e-mail. No entanto, o IMAP inclui mais recursos do que POP3. O protocolo IMAP foi desenvolvido para permitir que os utilizadores mantenham seus e-mails no servidor. O IMAP requer mais espaço em disco no servidor e no geral mais recursos de servidor do que POP3, já que todos os e-mails são armazenados no servidor. Ao utilizar este procolo, apenas irá conseguir visualizar os seus emails, caso não tenha acesso à Internet, se o seu cliente de e-mail estiver configurado especificamente para tal.

 

Aproveite para saber também os portos mais utilizados em cada um destes protocolos, aqui.