Nov

Que certificado SSL devo escolher?


aqui lhe explicámos o que eram Certificados SSL e de que forma estes eram importantes na sua estratégia de SEO. Mas a questão que mais vezes nos colocam é “que tipo de certificado devo escolher?”

Perante esta questão decidimos criar um pequeno guia que com certeza o irá ajudar a entender melhor como escolher o certificado SSL adequado para o seu site. Se preferir, poderá ainda utilizar o nosso formulário de checkup rápido, no final do artigo, que lhe dará uma resposta de imediato.

Ao longo deste artigo iremos colocar algumas questões, estas espelham as mais comuns e é através destas que esperamos poder ajudá-lo.

 

Tem apenas um site (domínio) ou tem vários subdomínios?

É com base na resposta a esta que deverá basear a compra do certificado SSL adequado para o seu site.

Vamos partir do pressuposto que apenas tem um domínio e nenhum subdomínio. A escolha para si seria simples, um certificado standard, de domínio único seria o mais indicado. No entanto, o nível de validação que pretende poderá implicar alterações.

A validação é a forma como lhe será atribuído o certificado. Para a maioria das empresas, o certificado de domínio único é o suficiente. Porém, muitas empresas procuram ter uma validação mais completa, e aí sim há diferenças. Por exemplo, muitas empresas valorizam a barra verde junto ao URL, algo que transmite maior confiança aos utilizadores.

 

Certificado SSL Validação Alargada

 

Validação de Domínios: Certificados SSL com validação por domínio são o tipo mais básico de SSL. São certificados que providenciam encriptação básica, são emitidos de forma rápida e implicam uma simples verificação do detentor do domínio. Os certificados com validação baseada em domínio são por norma os mais acessíveis. O processo é relativamente simples, através do envio de um email o site é verificado pela entidade.

Validação Organizacional: Certificados SSL com validação por organização incluem a autenticação do negócio ou organização associada a um domínio. Esta validação permite obter um maior nível de segurança aos visitantes dando-lhes a entender que podem de facto confiar ao servidor a submissão dos seus dados pessoais. Para além do email, a exemplo do anterior, é lhe solicitado o envio de documentação que comprove a existência e titularidade da empresa.

Validação Alargada: Certificados SSL com validação alargada (EV – Extended Validation) são o top dos SSL. Com a validação alargada, a entidade certificada conduz um processo aprofundado de análise ao seu negócio antes de proceder à emissão do certificado SSL. Estes certificados disponibilizam o mais elevado grau de segurança e confiança, o seu site ficará com a barra do URL verde. Este processo de certificação é o mais demorado, segue todos os passos dos anteriores e adicionalmente a entidade irá entrar em contacto consigo / com a sua empresa para validar todos os dados.

 

Mas e no caso do meu site ter subdomínios (ex.: www.loja.omeusite.pt)?

Nesse caso, a sua escolha deverá recair sobre um Certificado SSL Wilcard. Estes certificados oferecem-lhe todas as características do certificado standard e ainda a protecção de todos os subdomínios com base no seu domínio. Estes certificados oferecem-lhe ainda uma poupança acrescida, já que que não terá a necessidade de adquirir diferentes certificados para cada subdomínio.

 

Mas e no caso dos múltiplos domínios?

Esta situação acontece quando é responsável/proprietário de vários domínios, mesmo que estes não tenham uma relação entre si. Aí a solução mais prática será o Certificado Múltiplo Domínio. Estes poderão ser certificados UCC/SAN (Certificados Unified Communications/Subject Alternate Name) – certificados SSL que lhe permitem especificar uma lista de hostnames a serem protegidos pelo mesmo certificado – ou wildcard.

No caso destes dois últimos certificados, Wilcard e Múltiplo Domínios, a desvantagem prende-se com o facto de não permitirem ter a barra verde junto ao seu URL (EV). Caso seja um factor de peso para a escolha do certificado, poderemos aconselhar outras alternativas.

 

Checkup Certificado SSL