Set

Acesso c/ certificado SSL recompensado pela Google


Desde à largos meses que temos vindo a divulgar junto dos nossos clientes a importância na configuração de um certificado SSL que permita o acesso aos websites através de https://. Esta implementação não apenas aumenta a segurança nas comunicações realizadas entre o dispositivo utilizado pelo visitante e o servidor onde se encontra o seu website como também, em websites alojados com a WebHS, melhora a performance de acesso uma vez que o mesmo é automaticamente efectuado através do protocolo HTTP/2 como explicado neste nosso artigo publicado no blog.

Não obstante o acima referido, também a Google desde 2014 tem vindo a dar sinais de recompensação no ranking dos resultados apresentados no seu motor de busca, a quem disponibilize um acesso seguro aos respectivos websites, bem como a informar que a não utilização deste protocolo seria alvo de penalização. Este ‘incentivo’ à adesão à disponibilização de um acesso seguro via https:// vai culminar já a partir de Outubro de 2017, através do seu browser Chrome na versão 62, com a notificação de site ‘NÃO SEGURO’ aos visitantes do seu website caso este disponibilize formulários para inserção de dados (Ex. Formulários de login a áreas reservadas, formulários de contacto directo via website, etc) e estes não estejam inseridos em páginas protegidas com um certificado SSL válido através do acesso https://.

O seu website será afectado?

Colocamos de seguida algumas questões que irão ajudá-lo a obter a resposta:

1) O seu website tem algum campo de texto para preenchimento? (Estão incluídos formulários de contacto, campos de pesquisa, acesso a áreas reservadas do website, etc)

2) O seu webste utiliza por omissão acesso via HTTP:// na barra de endereços do browser?

Se respondeu sim a ambas as questões colocadas, então o seu website será um dos afectados pelo que mencionámos acima devendo proceder à implementação de um certificado SSL por forma a evitar o aviso de site ‘NÃO SEGURO’.

 

Como obter um certificado SSL?

Se já é cliente WebHS e tem um plano de revenda em Linux ou Windows já poderá usufruir de certificados SSL gratuitamente. Se ainda não é cliente WebHS e/ou se necessita de obter um certificado SSL, são diversas as entidades emissoras que disponibilizam certificados SSL. A WebHS possibilita a aquisição de diversos tipos de certificados SSL de diversas entidades emissoras, à sua escolha em https://www.webhs.pt/info/certificados-ssl/

 

Já tenho um certificado SSL, como posso implementá-lo?

A implementação de um certificado SSL poderá ser realizado gratuitamente pelos nossos técnicos em serviços de hosting por nós disponibilizados. O reencaminhamento forçado para um endereço https:// também poderá ser por nós configurado, ou por si, de forma autónoma seguindo os passos que indicamos neste artigo do nosso blog.

 

Conclusão

Face aos diversos sinais demonstrados por diferentes players de mercado bem como o aumento de significativo de risco do seu website ser considerado ‘NÃO SEGURO’ transmitindo insegurança aos seus visitantes, acreditamos que chegou a altura de agências, particulares, provedores de serviços de internet a nível geral darem o passo necessário para uma internet mais segura.

Segundo relatório apresentado pela Mozzila, actualmente cerca de 60% dos websites carregados através do browser Firefox já são através de acesso seguro via HTTPS.

firefox_graph_https

De referir ainda que, apesar de tudo o mencionado em cima incrementar o nível de segurança, está implicita a segurança na comunicação / transmissão de dados entre os dispositivos dos utilizadores e os servidores onde se encontram alojados os seus websites. No entanto a aplicação de um certificado SSL por si só não garante a segurança dos conteúdos do seu website devendo permanecer o cuidado em manter actualizadas todas as plataformas de website (Ex. WordPress, Joomla, Drupal, Prestashop, etc) bem como respectivos plugins, temas e credenciais de acesso a áreas reservadas.